Mudanças climáticas afetam a Saúde e Segurança no Trabalho

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fundacentro publica guia que traz orientações sobre exposição ao calor em ambientes de trabalho

Efeitos fisiológicos provocados pela exposição ocupacional ao calor, aclimatização do trabalhador e legislação brasileira. São esses alguns dos assuntos apresentados no Guia “Exposição ao calor em trabalho a céu aberto – Guia de orientações gerais”. O material está disponível para download na biblioteca da Fundacentro.

Os desafios das mudanças climáticas e o impacto da elevação da temperatura também precisam ser enfrentados no mundo laboral. A exposição ao calor excessivo tende a ser uma determinante para o aumento de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, podendo até, em situações mais graves, levar a morte.

Este ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está promovendo uma reflexão sobre os “Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho” como mote para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.

A Fundacentro sempre esteve atenta a essa questão. Nesse contexto, a instituição traz um guia que apresenta os principais parâmetros e consequências da exposição ao calor em ambientes de trabalho a céu aberto na segurança e saúde ocupacional.  

O material expõe os aspectos legais, fisiológicos, médicos, avaliativos e as medidas preventivas e corretivas para a adequação dos ambientes de trabalho. Além disso, fala sobre o Monitor IBUTG, uma ferramenta desenvolvida pela Fundacentro, que possibilita monitorar a exposição ao calor em ambientes de trabalho rurais a céu aberto de forma remota, para quaisquer localidades, no país, onde haja medição de dados meteorológicos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Guia “Exposição ao calor em trabalho a céu aberto – Guia de orientações gerais” foi elaborado pelos especialistas da Fundacentro Elisa Kayo Shibuya, Irlon de Ângelo da Cunha, Daniel Pires Bitencourt, Paulo Alves Maia, Thais Maria Santiago Moraes Barros, Rodrigo Caoduro Roscani e Flavio Maldonado Bentes. Também foi co-autor Fabiano Trigueiro Amorim, professor associado da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.  

Leia o guia na íntegra acessando o link.

Fonte: Fundacentro

Foto: Pública