A revolução dos 15 minutos: como a ginástica laboral transforma vidas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O incentivo à prática da ginástica laboral é importante não apenas par evitar lesões nos funcionários, mas também fomentar a mudança de estilo de vida desses funcionários. É o que aponta uma pesquisa recente da Universidade do Sul da Austrália, em que dedicar apenas 15 minutos diários à prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho pode trazer mudanças na saúde e bem-estar dos participantes.

“Em vez de exigir longos períodos para a prática de exercícios, ele propõe sessões curtas de 15 minutos. Essas atividades podem ser realizadas em intervalos durante o dia de trabalho, facilitando a incorporação do exercício físico na rotina dos funcionários”, informa reportagem da Veja.

Para Alberto Ogata, presidente da Associação Internacional de Promoção de Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), em artigo ao RH Pra Você, os profissionais de saúde ocupacional podem, por exemplo, avaliar os hábitos e estilo de vida dos colaboradores para elaborar programas de exercícios e outras recomendações, inclusive encaminhamentos.

“Os profissionais podem obter informações mais detalhadas usando o paradigma FITT (frequência, intensidade, tipo e tempo), questionários, registros de autorrelato, observação direta e tecnologias como dispositivos vestíveis (um smartwatch, por exemplo). Já o encaminhamento, inclui profissionais de educação física, fisioterapeutas, treinadores esportivos”, escreve o especialista.

 Incentivo à ginástica laboral

 “SGP vai até Você”. Esse projeto é promovido pela Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), subordinada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e tem em seu escopo a realização de ginástica laboral online, por meio de plataforma de videoconferência.

São 20 minutos semanais que envolvem redução de estresse e a tensão muscular, prevenção de lesões e melhorarias de postura, segundo Marcelo Moraes, educador físico e instrutor das atividades: “A ginástica laboral contribui de maneira significativa para adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, além de despertar nos trabalhadores mudanças no cotidiano, no lazer e na prática de atividade física. Dedicar alguns minutos do seu dia para fazer alongamentos e alguns exercícios simples pode transformar sua rotina de trabalho”, salienta.

Fonte: Revista Cipa & Incêndio

Foto: reprodução