Um dos aspectos mais importantes dentro de uma organização é o cuidado com o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Para isso existe um conjunto de práticas chamado de saúde ocupacional.
Por trás disso, há uma equipe multidisciplinar promovendo práticas que incentivem qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Para que as ações sejam assertivas, os profissionais da gestão ocupacional mapeiam os fatores de risco no contexto cultural e geográfico da empresa e analisam os resultados de pesquisas de satisfação para medir o clima interno.
COMO A ÁREA DA SAÚDE OCUPACIONAL ATUA NA PRÁTICA?
A saúde ocupacional na teoria é bastante simples. Já na prática é um tanto mais complexa. Uma equipe de gestão ocupacional pode:
– Disponibilizar exames para acompanhar de perto a saúde dos colaboradores;
– Identificar os fatores de risco que podem gerar acidentes de trabalho e estafa física e mental;
– Trabalhar junto ao setor de Recursos Humanos para analisar os dados sobre a equipe;
Dentro de todas as possibilidades disponíveis, a equipe precisa definir as obrigatórias e as essenciais para ajudar na jornada em busca do crescimento sustentável da empresa através da saúde integral dos colaboradores.
OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR EM SAÚDE OCUPACIONAL
– Redução ou eliminação de acidentes de trabalho e saúde ocupacional;
– Redução dos custos da empresa;
– Evita o risco de processos trabalhistas;
– Melhora significativa da imagem corporativa;
– Aumenta a produção e produtividade da equipe;
Investir em Saúde e Segurança Ocupacional é primordial para o desenvolvimento organizacional humano da empresa. Um ambiente seguro reforça o orgulho dos funcionários em trabalhar em uma empresa que se preocupa com o bem-estar de todos. Ao implantar o sistema de prevenção de acidentes e doenças, você cuida para que os funcionários se mantenham saudável. Trata-se de um investimento na empresa e nas pessoas que constrói ela.
Fonte: O município (SC) e segmedcampos